Mito: Envelhecer significa declínio da saúde e/ou deficiência.

Existem algumas doenças que se tornam mais comuns à medida que envelhecemos. No entanto, envelhecer não significa ter automaticamente problemas de saúde. Também não quer dizer que você ficará confinado a um andador ou a uma cadeira de rodas. Muitos adultos mais velhos gozam de uma saúde vigorosa, muitas vezes melhor do que a de muitos jovens. Medidas preventivas como alimentação saudável, exercícios e controle do estresse podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas ou lesões mais tarde na vida.

Mito: A perda de memória é uma parte inevitável do envelhecimento.

Conforme você envelhece, você pode eventualmente perceber que não se lembra das coisas tão facilmente quanto no passado, ou as memórias podem demorar um pouco mais para serem recuperadas. No entanto, a perda significativa de memória não é um resultado inevitável do envelhecimento. O treinamento do cérebro e o aprendizado de novas habilidades podem ser feitos em qualquer idade e há muitas coisas que você pode fazer para manter sua memória afiada. Quanto antes você começar, mais cedo colherá os benefícios.

Mito: com a idade, fica mais difícil aprender coisas novas.

Um dos mitos mais prejudiciais do envelhecimento é que depois de uma certa idade, você simplesmente não será mais capaz de tentar nada novo ou contribuir para as coisas. O oposto sim é verdadeiro. Adultos de meia-idade e mais velhos são igualmente capazes de aprender coisas novas e prosperar em novos ambientes. Nesse caso, os mais velhos podem até levar vantagem: incorporam ao processo de aprendizagem madura a sabedoria que acumularam com a experiência de vida. Se você acredita e tem confiança em si mesmo, está criando um ambiente positivo para mudanças, independentemente da sua idade.

Chronosssomos

Para viver BEM mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.