Mesmo com nossa expectativa de vida se ampliando a cada dia e já ultrapassando os 80 anos, no Brasil o cidadão que supera os 60 anos é considerado idoso, enquanto na Itália, esse número já salta para 75 anos.

Como vivemos no Brasil, vamos falar do que vale por aqui. Para a maioria de nós, completar 60 anos não parece mudar nada em nossas rotinas, mas como estamos sujeitos a regras e leis, por que não saber mais sobre elas e fazer uso disso a nosso favor.

Desde 2003, está em vigor a Lei n. 10.741 que institui o Estatuto do Idoso, regulando seus direitos e prevendo proteções e mesmo punições em decorrência de seu descumprimento.

Em linhas gerais, estabelece algumas “preferências e prioridades� às pessoas com mais idade, inclusive, após 2017, passa a estabelecer prioridade “incremental� para as pessoas com mais de 80 anos.

De concreto, que pode nos ser útil, temos:

Enfim, se nos são abertas essas possibilidades, devemos buscar acessar nossos direitos!

Mas, o grande segredo é perceber que existem outras, maiores e melhores, oportunidades e benefícios que só a Maturidade é capaz de nos oferecer.

Reunindo e somando nossos conhecimentos, sabedoria e disponibilidades, podemos ampliar e otimizar nossa experiência de viver, superando eventuais obstáculos, antevendo e, principalmente, nos preparando para o muito que ainda está por vir.

É a isso que nós da Chronossomos nos propomos e apoiamos nossos BeLongers.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.