A pandemia trouxe novas condições para viver em sociedade de forma segura. Entre elas, o isolamento social. Porém, nem todos estavam preparados para essa medida. Se isolar pode ter um impacto grande na saúde mental de todos, principalmente nos senescentes, considerados o grupo de maior risco.
Contudo, é possível lidar com essa situação. Em uma reportagem do portal Drauzio Varella, a repórter Maiara Ribeiro reuniu dicas importantes sobre como lidar com esse cenário.
- Converse sobre histórias e reviva memórias. Isso ajudará a dar um sentido positivo a toda essa situação, reforçando a importância do senescente para a família.
- Assista filmes juntos, mesmo a distância. Isso ajuda a entreter e também cria tópicos para conversas.
- Use jogos de mesa para a família, ajudando no entretenimento e também a não focar apenas no atual cenário da pandemia.
- Para quem está longe, troque mensagens e faça videochamadas com frequência para manter a companhia.
- Incentive o senescente a se exercitar e manter uma rotina saudável de atividades que gostem como ler, cozinhar, ouvir música, entre outras.
- Não infantilize o senescente. Deixe-o expressar desejos e opiniões, sempre respeitando seu espaço e mantendo sua autonomia.
- Por fim, reforce eventualmente da importância do isolamento social, dizendo que é uma fase necessária e passageira para o bem de todos.