No dia 21 de dezembro começará o verão, trazendo também altas temperaturas. Cada um reage a uma maneira ao calor e com os senecentes isso não seria diferente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) o período requer cuidados com a saúde para que seja mantida a qualidade de vida até a próxima estação.

A geriatra e vice-presidente da SBGG, Maria Alice Toledo, esclarece que esta parcela da população pode apresentar menor capacidade de se adaptar à elevação dos termômetros devido ao processo de envelhecimento, o que justifica a necessidade de maior atenção à saúde para evitar problemas como a desidratação e a hipertermia (ou insolação).

Como vencer o calor

Sintomas e cuidados

Segundo Maria Alice os sinais clássicos de complicações do calor como a desidratação são lábios e língua secos e diminuição da quantidade
de urina. Podem também ocorrer alterações de comportamento (agitação ou apatia; confusão mental), dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar. Os sintomas de alerta para hipertermia são contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza, tonturas ou até convulsões.

As recomendações são mover a pessoa para um lugar fresco, de preferência com ar condicionado; deitá-la para que repouse, remover roupas apertadas e desconfortáveis; oferecer água se a pessoa estiver consciente e procurar imediatamente ajuda médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.